Artigo exclusivo escrito por:

Dr. Luiz Tonon

CRM/SP: 163.293

FIOS: Quais suas tecnologias e indicações?

À medida que envelhecemos, a pele, bem como o componente de gordura,enfraquece. As áreas afetadas geralmente incluem região malar, bochechas,sobrancelhas, área mandibular e pescoço. Isso é atribuído ao fato de o tecidoconjuntivo da pele se tornar mais fino e as fibras elásticas sofrerem um colapso. Essa alteração dos tecidos moles da face e do pescoço, incluindo o sistema músculoaponeurótico superficial (SMAS) e o tecido muscular, é a causa dos distintos sinais de envelhecimento da face, além da reabsorção óssea.

Entre outros sinais de envelhecimento facial, podemos destacar o perfil da margem mandibular, que não é mais clara, mostrando sua queda (envelhecimento da linha da mandíbula); a região frontal tem rugas horizontais nas quais outras verticais são adicionadas à área glabelar; a região malar zigomática (face média) exibe um deslizamento para baixo; aparece o sulco lacrimal (acima) e os sulcos naso-geniano e lábio-mentual (abaixo) se aprofundam; a pele da pálpebra superior fica flácida e ressalta em correspondência com a pálpebra inferior devido à produção de acúmulos adiposos.

O Lifting Facial para corrigir o envelhecimento tem sido, até o momento, umprocedimento elaborado e complicado que leva muito tempo para se recuperar,além de ser um procedimento cirúrgico. A recente introdução de suturas farpadasabsorvíveis (fios), produzindo uma ação de elevação para esse tipo deenvelhecimento, além de materiais inovadores bioestimuladores, pode ser uma boa alternativa a procedimentos mais invasivos.Os encaixes presentes na superfície dos fios permitem a combinação com outrosprocedimentos de rejuvenescimento não cirúrgicos, como a toxina botulínica, quetem um efeito temporário de quatro a seis meses, ou substâncias com um efeito de preenchimento transitório e volumizador.

Outros procedimentos não cirúrgicos incluem radiofrequência limitada ao tratamento de rugas muito superficiais e mesoterapia, que deposita os chamados produtos químicos úteis logo abaixo da pele, aumentando o rejuvenescimento da pele e também na melhora do tônus.Os encaixes ao longo do curso do fio atuam como ganchos para levantar e sustentaruma área do rosto enquanto envelhecido. Os encaixes se abrem (fig.1) como um“guarda-chuva” dependendo do direcionamento da força pretendida (ou são moldados -fig.2- em torno do caule do dispositivo) para formar uma estrutura de suporte que levanta os tecidos flácidos.

É uma abordagem suave que permite uma redução segura dos sinais de envelhecimento. Dependendo do material que compõe os fios de sutura e enchimento (pois algumas apresentações de fios possuem efeito de preenchedor e volumização -fig.3.4-), os distinguimos como fios não absorvíveis (polipropileno) e absorvíveis (polidioxanona, policaprolactona, poli-l-lático, ácido hialurônico, outros...), e pelos seus dispositivos de aplicação: cânulas e agulhas, que são sempre direcionados ao diâmetro e o comprimento do próprio fio quando este se apresentar pré-preenchido no dispositivo de aplicação.

A suspensão de tecidos com fios reabsorvíveis constitui um procedimento eficiente e seguro de elevação e rejuvenescimento da face média e inferior, como também da região cervical. Também é possível associar outros métodos que permitem a otimização do efeito rejuvenescedor facial completo com toxina botulínica, preenchimentos, peelings químicos, foto-rejuvenescimento com luz pulsada, laser’s, preenchimento labial, etc... sempre respeitando ordem de calor (devido aos materiais que constituem os fios) e de tratamento combinado.

O procedimento com esses fios não requer anestesia geral.

É praticamente indolor e sem sangramentos, e não produz cicatrizes visíveis na pele, nem requerrecuperação pós-procedimental específica complicada. A técnica é praticável emambiente ambulatorial e o paciente pode retornar imediatamente às atividadesdiárias logo após o procedimento.

Aguardo você, colega médico, para discutirmos e esclarecermos esses detalhes,como também todas as indicações específicas de cada fio, suas técnicas edispositivos, no bloco de fios durante o AMWC BRAZIL em São Paulo. Estarei lá,compondo o time de médicos mais experientes no assunto e compartilhando o que há de mais atualizado sobre a nova era terapêutica que está em grande crescente no Brasil.

* créditos da imagem deste artigo na página de Notícias ''Mão foto criado por Racool_studio - br.freepik.com''