Artigo exclusivo escrito por:

Dr. Roberto Limongi 

CRM: 8654

Cirurgia estética das pálpebras

O que é?

A Blefaroplastia é a técnica utilizada para corrigir o excesso de pele das pálpebras superiores e eliminar o excesso de gordura e líquido que se acumula nas pálpebras inferiores.

“Seus olhos são seu cartão de visitas” – Como sabemos quando é a época ideal pra uma cirurgia palpebral?

A idade avançada juntamente com a tendência familiar causam frouxidão da pele palpebral, flacidez dos ligamentos e músculos da pálpebra inferior e do terço médio da face (”maça do rosto”), resultando em flacidez palpebral e bochechas caídas.

Esse quadro produz dobras de pele, bolsas de gordura e rugas nesses locais, que são sinais característicos do envelhecimento facial. Além do problema estético (olhar cansado, envelhecido...) o excesso de pele e frouxidão dos tecidos ao redor do olho podem causar alterações da função do olho como diminuição do campo visual superior e lacrimejamento.

Quais são os benefícios?

Podemos conseguir um olhar mais jovem, mais alegre e mais sedutor de forma natural. O que nos chama a atenção em primeiro lugar em uma pessoa é o olhar. Afinal, “os olhos são a janela da alma”, não é mesmo?

Muitas vezes, os pacientes se queixam do aspecto cansado quando realmente não estão.

Com esta técnica damos vida ao olhar.

Técnica Cirúrgica

“O desafio era se criar uma técnica minimamente invasiva, com cortes pequenos, porém com os mesmos resultados das técnicas tradicionais... Assim, desenvolvemos uma técnica que consegue elevar a maçã do rosto durante a cirurgia estética da pálpebra inferior. Trata-se de uma técnica de elevação do terço médio da face, a partir da técnica original de Mc Cord, porém com cortes muito pequenos embaixo dos cílios. Tal  técnica foi nomeada “ S I M ” ( Short Incision Midface-lift). Nesta, uma pequena incisão é feita abaixo os cílios na pálpebra inferior e estende-se por meio de uma ruga no canto externo do olho. Por meio deste pequeno corte, os bolsões de gordura podem ser removidos ou transferidos para depressões na bochecha. O músculo das flácidos debaixo dos olhos são apertados e reposicionados para sua localização normal, suavizando os vincos e dobras no terço médio da face, melhorando o “bigode chinês”. Além de ter sido publicada em renomada revista científica americana , o JAMA Facial Plastic Surgery, a técnica do Prof. Dr. Limongi vem sendo citada como referência em capítulos sobre “Blefaroplastia e elevação do terço médio da face” nos principais livros atuais sobre o assunto como “Estética Periocular” e “Farmacologia e Terapeutica Ocular”......”

3 Livros publicados sobre o assunto pelo dr. Limongi: