Artigo exclusivo escrito por:

Dr. Luiz Tonon

CRM/SP: 163.293

“LIQUID LIFTING” X “THREAD ERA”

Envelhecer. A estrutura e características da anatomia facial, micro e macroscópica, deterioram-se gradualmente ao longo do tempo. O processo de envelhecimento é inevitável e não pode ser cessado, mas pode ser respeitosamente lentificado. A Medicina Estética tem a capacidade de prevenir expressões inestéticas e o envelhecimento; como resultado, nas últimas décadas, o processo do envelhecimento tem diminuído muito, de modo que um adulto de cinquenta e cinco ou sessenta anos pode se apresentar e se sentir anos mais jovem.

Fatores Extrínsecos. Cientificamente, o estilo de vida da população tem um fator crucial no processo do envelhecimento cutâneo e global da face. Hoje, vivemos em uma era de “Health Life”, porém, até que ponto? Aumento de Radicais Livres devido a dietas inadequadas, excesso de hormônios sendo prescritos, excesso de atividades físicas, além de fatores extrínsecos cruciais ao processo de envelhecer: tabagismo, excesso de açúcar, estresse, entre outros... O envelhecimento global é um processo bioquímico complexo que provoca alterações metabólicas, estruturais e funcionais da estrutura celular, de todas as camadas (tecido cutâneo, muscular, gorduroso e ósseo) e tecidos circulantes.

Nos últimos anos, o número de mulheres e homens interessados em Medicina Estética e o número de procedimentos minimamente invasivos cresceu enormemente. Os programas de rejuvenescimento incluem a eliminação e suavização da aparência cutânea (melhoria da textura, elasticidade e discromias), como também o tratamento de expressões inestéticas, ptose facial, sendo alvo de tratamento a restauração do volume da pele e flacidez.

Os propósitos de tratamento normalmente são:

- Estimulação dos processos fisiológicos de todas as estruturas da pele,

- Reconstituir o volume de pele perdido através da implantação de produtos, tais como: Ácido Hialurônico, Hidroxiapatita de Cálcio, Policaprolactona, Ácido Polilático, entre outros...

- Tratamento do excesso de volume gorduroso por lipolíticos, “Emptizers”.

- Tratamento de músculos hiperativos e hipercinéticos de toda a região facial e cervical.

O efeito do rejuvenescimento dessas tecnologias é temporário e alguns deles duram apenas algumas semanas ou meses devido à ativação da circulação sanguínea e ao edema da derme, principalmente quando utilizamos ácido hialurônico não estabilizado ou baixo “G*”. Todas as alternativas de tratamento, em geral, afetam indiretamente a atividade fisiológica dos fibroblastos e outros fatores da regeneração tecidual, resultando em uma síntese não suficiente de colágeno novo.

Neocolagênese. Resultados visíveis no tratamento para rejuvenescimento são obtidos a partir de procedimentos que realizam estimulação patológica da síntese de colágeno, que acabará por renovar consideravelmente a estrutura da pele por meio da neocolagênese.

“Liquid Lifting”. Após os trinta anos de idade, os primeiros sinais de envelhecimento e da ptose facial são observados principalmente no sexo feminino. Os programas e técnicas de tratamento com finalidade de estruturação e reposicionamento de tecidos através de produtos capazes de sustentar estes, entregam algum efeito lifting, porém este efeito é restrito e consequente de um aumento de volume injetado na região abordada, tal aumento este que podem sequenciar a uma aparência facial “inflada”. Já os programas de tratamento com a finalidade de bioestimulação colagênica são empregados para a melhora da qualidade, textura e elasticidade cutânea, não prometendo efeito lifting.

“Thread Era”. Os fios são dispositivos que verdadeiramente elevam a pele e realizam reposicionamento da gordura subcutânea, além de algumas apresentações realizarem bioestimulação além de tração. A Polidioxanona, ou Fios de PDO, ganharam o mercado mundial devido a sua vasta apresentação de fios, como por exemplo: Fios para Suspensão de Supercílios, Suspensão de Ponta Nasal, Flacidez Infra-Palpebral, Flacidez Facial Global, Lifting de Terço-Médio de Face Média – Pesada, entre outras... e estes, constituem uma nova abordagem que complementa harmoniosamente as técnicas da Medicina Estética disponíveis.

Procedimento este que ganhou espaço na Estética Mundial, sendo primeira escolha para tratamento de Ptose Facial para aqueles pacientes que necessitam de Lifting, e, além de realizarem tais suspensões, eles reposicionam os tecidos gordurosos, que na maioria das vezes estão ptóticos, volumizando regiões deterioradas sem a necessidade de fillers, entregando resultados mais naturais e harmônicos.