Uso de fios para sustentação trans-mastóide é opção à cervicoplastia

Dividindo sua técnica com o público presente no auditório Live Demo do ICAD 2019, o Dr. Frederico H. Sanches apresentou alguns de seus resultados na correção de angulação cervo mandibular com fios de mononylon. O Dr. Sanches é dermatologista e mestre em ciências cirúrgicas pela UFRJ, além de chefe do Centro de Cirurgia Micrográfica do Rio de Janeiro e Diretor da Clínica Catarinense de Dermatologia.


“Essa é uma técnica que exige um pouco mais de conhecimento cirúrgico, mas ainda assim é relativamente simples”, comentou. Reforçando que o padrão estético atual remete ao ângulo mandibular e de pescoço da rainha Nefertiti, o dermatologista apontou também que existe uma tendência natural à reticulação desse ângulo por fatores como envelhecimento e acúmulo de gordura.


“A cervicoplastia tradicional é invasiva e acaba gerando uma cicatriz no pescoço. Eu busquei, então, por algo que pudesse tratar essa condição sem resultar em uma cicatriz tão grande”, explicou.
O procedimento consiste em, basicamente, suturar um fio em um mastoide, um fio no outro mastoide e, com a sutura e tensão do fio, gerar sustentação. “Utilizamos mononylon de sutura simples. Por isso, essa é uma técnica que depende muito mais da sua habilidade do que do material em si, o que é uma grande vantagem”, defendeu.


Tudo começa com uma lipoaspiração da região, o que ajuda a soltar a pele. Pacientes sem gordura exigem um descolamento da pele, para possibilitar a passagem do fio. Após isso, é feita uma incisão e um sutura do fio no mastoide. O fio é passado por baixo da face e é feito o mesmo no mastoide da outra lateral. A tensão do fio quando ocorre o nó da sutura gera a sustentação e atinge o resultado esperado, com uma angulação na mandíbula e sem cicatrizes. No pós-operatório, o paciente deve usar um curativo com compressão alta para garantir a cicatrização adequada.
Para o Dr. Sanches, entre as vantagens do procedimento estão o custo, a facilidade de execução, a durabilidade e o fato de ser pouco invasivo.


A apresentação é parte do ICAD 2019, que acontece em São Paulo, até 24 de agosto. O evento reúne médicos com CRM ativo para uma programação completa sobre dermatologia estética, clínica cirúrgica e envelhecimento saudável. Confira a agenda e veja como visitar:  www.icadbrazil.com.br

 

ICAD 2019 Brazil - Feira e Congresso Internacional de Dermatologia Estética e Envelhecimento Saudável da América Latina

Data: 22 a 24 de agosto de 2019.
Horário de Exposição: 5ª e 6ª feira, das 8 às 19 horas e sábado, das 8 às 14 horas.
Local/Endereço: Centro de Convenções Frei Caneca
R. Frei Caneca, 569 - Bela Vista - São Paulo - SP

Sobre o ICAD Brazil
Feira e Congresso Internacional de Dermatologia Estética e Envelhecimento Saudável da América Latina, o ICAD Brazil, faz parte do portfólio da área da saúde da Informa Markets que engloba grandes eventos ao redor do mundo como: ExpoMED, FIME, HIS, SBF, Arabic Health, AMWC, ECAAM, FACE, Vegas Cosmetic Surgery, CFA, MCALive, Visage entre outros, além de ser um dos eventos integrantes do circuito internacional de dermatologia estética, clínica cirúrgica e anti-envelhecimento, realizados pela divisão Euromedicom da Informa Markets em Mônaco, Rússia, França, Colômbia e Tailândia. O evento combina um Congresso Internacional e uma área de exposição com mais de 70 marcas de equipamentos, soluções e tecnologia para o setor.

Sobre a Informa Markets

A Informa Markets cria plataformas para indústrias e mercados especializados para fazer negócios, inovar e crescer. Nosso portfólio global é composto por mais de 550 eventos e marcas internacionais, sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como Saúde e Nutrição, Infraestrutura, Construção, Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia e Telecom, Metal Mecânico, entre outros. Oferecemos aos clientes e parceiros em todo o mundo oportunidades de networking, de viver experiências e de fazer negócios por meio de feiras e eventos presenciais, conteúdo digital especializado e soluções de inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano.

Redação ICAD Brazil

Para ter acesso a programação completa em suas mãos, baixe o app ICAD Brazil 2019, pesquisando na App Store ou Google Play.