Tratamentos para cicatrizes são apresentadas por médicos internacionais

Atualmente, há diversos tipos de tratamentos para cicatrizes. Para compartilhar novas técnicas com resultados satisfatórios, médicos internacionais estiveram no ICAD Brazil 2018. Palestraram no auditório de Medicina Estética, dr. Nenad Stankovic, da Sérvia, com uma solução para o tratamento de cicatrizes de acne com abrasão química, e dr. Paulo Bonan, da Itália, que mostrou como o laser pode ser utilizado para tratar todos os tipos cicatrizes.

 

Com a palestra “Chemo abrasion with 15% TCA + AHA to treat acne scars”, dr. Stankovic apresentou uma técnica que traz bons resultados para as cicatrizes mais profundas – e que geralmente causam problemas emocionais ao paciente. 

 

A abordagem consiste em utilizar uma lixa d’água esterilizada para retirar as camadas mais superficiais da pele, aplicação de anestésico tópico e combinação com laser e ácido para a regeneração das células. O resultado é a renovação da pele e o desaparecimento de quase todas as cicatrizes de acne, até mesmo as mais profundas. 

 

O laser é um dos recursos muito utilizados em tratamentos para cicatrizes, pois seu efeito é positivo nessas lesões. Com o tema “Treating all types of scers: the key role of lasers”, dr. Paulo Bonan mostrou a importância no diagnóstico da cicatriz para resultados eficientes. “É preciso saber o diagnóstico preciso para o tratamento correto com o laser”, diz.

 

 

Dentre os lasers mais utilizados estão o de CO2, o Dye Laser e o Q-Switched. No caso do CO2, é possível tratar cicatrizes por meio de vaporização, incisão e estímulo, além da combinação com outros métodos. Este tipo de tratamento pode ser utilizado além de procedimentos estéticos – mas também auxilia cicatrizes de queimaduras, acidentes e provenientes de síndromes.

 

O ICAD Brazil trará outras palestras internacionais que abordarão mais procedimentos e novas abordagens para tratamentos. Até dia 25 de agosto, no Centro de Convenções Feri Caneca, você confere uma grade de conteúdo completa, além das principais marcas do mercado. 

Redação ICAD Brazil

24-08-2018