Otoplastia pode ser realizada em consultório; confira as possibilidades

Abordando os procedimentos cirúrgicos possíveis em consultório, o Dr. Alex Fellippu dividiu com os congressistas do ICAD 2019 técnicas e possibilidades da otoplastia. A aula fez parte de um dos painéis temáticos do auditório Clinical Dermatology e trouxe informações práticas e abordagens técnicas sobre o tema.


Para operar dentro do consultório, é importante contar com a confiança do paciente e compreender sua necessidade. No caso da otoplastia, as proporções faciais devem ser levadas em consideração e são mais importantes até mesmo do que a vontade do paciente em si, para garantir um resultado harmônico. “É preciso se atentar, principalmente, à questão do ângulo cefaloauricular, que deve estar sempre de 30 a 35 graus”, comentou o otorrinolaringologista.


A cirurgia de correção pode gerar impactos emocionais, sobretudo em crianças e adolescentes que estejam sofrendo bullying. “O contorno e posição de ambas as orelhas devem se igualar, mas não obrigatoriamente simétricas”, comentou. “É importante discutir isso antes do procedimento e alinhar esse ponto com a família e com o paciente”, completa.


As avaliações prévias do pré-operatório devem contar com fotos e com termos de autorização, para evitar problemas legais. “Com uma anestesia local de 1/80 mil, já é possível isolar a orelha e realizar o procedimento em ambulatório”, explica.


O ponto chave da cirurgia é a sutura com ponto em u, que vai tracionar dos dois lados a anti-helix, corrigindo a deformidade. “O ideal é que os fios de nylon da sutura sejam transparentes. Um fio com cor pode ficar aparente e incomodar o paciente ao longo dos anos”, ressaltou.


Acompanhe esses e outros tópicos centrais para a prática da medicina dermatológica e de envelhecimento saudável no ICAD 2019.


O evento acontece em São Paulo, no Centro de Convenções Frei Caneca, até 24 de agosto. Reúne médicos com CRM ativo para uma programação completa sobre dermatologia estética, clínica cirúrgica e envelhecimento saudável. Confira a programação completa e veja como visitar: www.icadbrazil.com.br

 

ICAD 2019 Brazil - Feira e Congresso Internacional de Dermatologia Estética e Envelhecimento Saudável da América Latina

Data: 22 a 24 de agosto de 2019.
Horário de Exposição: 5ª e 6ª feira, das 8 às 19 horas e sábado, das 8 às 14 horas.
Local/Endereço: Centro de Convenções Frei Caneca
R. Frei Caneca, 569 - Bela Vista - São Paulo - SP

Sobre o ICAD Brazil
Feira e Congresso Internacional de Dermatologia Estética e Envelhecimento Saudável da América Latina, o ICAD Brazil, faz parte do portfólio da área da saúde da Informa Markets que engloba grandes eventos ao redor do mundo como: ExpoMED, FIME, HIS, SBF, Arabic Health, AMWC, ECAAM, FACE, Vegas Cosmetic Surgery, CFA, MCALive, Visage entre outros, além de ser um dos eventos integrantes do circuito internacional de dermatologia estética, clínica cirúrgica e anti-envelhecimento, realizados pela divisão Euromedicom da Informa Markets em Mônaco, Rússia, França, Colômbia e Tailândia. O evento combina um Congresso Internacional e uma área de exposição com mais de 70 marcas de equipamentos, soluções e tecnologia para o setor.

Sobre a Informa Markets

A Informa Markets cria plataformas para indústrias e mercados especializados para fazer negócios, inovar e crescer. Nosso portfólio global é composto por mais de 550 eventos e marcas internacionais, sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como Saúde e Nutrição, Infraestrutura, Construção, Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia e Telecom, Metal Mecânico, entre outros. Oferecemos aos clientes e parceiros em todo o mundo oportunidades de networking, de viver experiências e de fazer negócios por meio de feiras e eventos presenciais, conteúdo digital especializado e soluções de inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano.

Redação ICAD Brazil

Para ter acesso a programação completa em suas mãos, baixe o app ICAD Brazil 2019, pesquisando na App Store ou Google Play.