Especialista alerta sobre a importância da transformação digital nas clínicas

A transformação digital já começou, inclusive nas clínicas médicas. Para mostrar como esta revolução irá impactar o mercado, o ICAD Brazil recebeu o professor Gil Giardelli, uma das maiores referências em tecnologia do país.

O especialista mostrou que as transformações de mercado acontecem com mais velocidade. Na década de 80, as mudanças ocorriam a cada 10 anos; já nos anos 90, a velocidade passa para 5 anos; atualmente, a transformação passa por todos os ambientes ao mesmo tempo –  proporcionando uma velocidade muito maior para mudanças.

A necessidade constante de atualização e a mudança de comportamento do consumidor faz com que os profissionais se preocupem com a aquisição de tecnologia, mas Giardelli afirma que a digitalização deve ser pensada de forma mais abrangente. “A transformação digital é muito mais que buscar tecnologias, mas sim buscar formas de ter mais produtividade e eficiência. É preciso foco nas pessoas e não na tecnologia”, explica.

Por isso, é preciso aplicar a gestão da inovação nas clínicas para a busca de novas oportunidades e atualização constante do

negócio, como diz Giardelli. “É fundamental para este tipo de gestão estar atento à gestão do presente, planejar mudanças e estar de olho no futuro”, recomenda.

Ele ainda mostra que para ter uma boa visão de mercado, não basta se limitar ao analisar o concorrente. Com seus cases de sucesso, ele mostra que empresas de tecnologia e do ramo automotivo também desenvolvem produtos voltados para a medicina. “Quem hoje usa o benchmarking como ferramenta de planejamento pode deixar de existir em um curto período de tempo. É preciso olhar o mercado como um todo e enxergar as possibilidades de inovação”, conclui.

Redação ICAD Brazil

24-08-2018