ICAD Brazil passa a se chamar AMWC Brazil

Cobertura do Primeiro dia - 22 de Agosto / 20219

 

Informa Markets anunciou a mudança de nome na abertura da 6ª edição do ICAD Brazil que começou nesta quinta-feira e segue até sábado (24) no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo;


O ICAD Brasil, principal evento do setor de dermatologia estética da América do Sul, teve início hoje em São Paulo e já começou com novidades: logo na cerimônia de abertura, os organizadores, a Informa Markets, uma das principais organizadoras e promotoras de eventos de negócios do mundo, anunciaram a alteração no nome do evento que passa a se chamar AMWC Brazil.

O AMWC é uma sigla em inglês para Aesthetic & Anti-Aging Medicine World Congress e faz referência ao circuito de eventos realizados pela divisão Euromedicom da Informa Markets em países como Mônaco, Rússia, França, Colômbia, Miami, Malásia e Tailândia.

A mudança do nome marca a nova fase do ICAD Brazil, que começou a ser implantada já este ano. “Observamos o crescimento significativo dos eventos em todo o mundo ligados à dermatologia estética, clínica cirúrgica e ao envelhecimento saudável e o nosso objetivo é seguir essa tendência também no Brasil”, diz Luciele Rosa, Event Manager, que acrescenta: Em 2020 o AMWC Brazil será uma realidade, mas, já adotamos algumas iniciativas nesta edição, como a reformulação do comitê científico, responsável pela grade de conteúdo, a abordagem temática mais abrangente e com foco nas multiespecialidades da classe médica, a introdução de cursos práticos e a liberação do acesso gratuito à àrea de exposição para médicos com CRM ativo”.


Cerimônia de abertura com convidados internacionais

A plenária de abertura foi conduzida pela Dra. Cintia Cunha, presidente do comitê científico do ICAD Brazil 2019. A médica ressaltou a reformulação do evento. “A nova fase do evento está norteada em três pontos principais: ética, renovação e multiespecialidades. O nosso objetivo como comitê científico foi preparar para os congressistas uma experiência única e estimular a troca de conhecimento entre médicos de múltiplas especialidades, em um único ambiente, com o foco sempre em atender melhor o paciente. Nesta edição, serão mais de 125 horas de conteúdo e 200 palestrantes nacionais e internacionais”, disse.

Um dos convidados para a “Inspirational Talk About Medicine” na abertura foi o Dr. Shino Bay Aguilera, conceituado cirurgião dermatologista, que é especialista em laser cosmético e sculptra, e atua na Flórida, Estados Unidos. O médico abordou a escolha pela profissão que aconteceu ainda na infância no Panamá, país onde nasceu e viveu até os 17 anos.

“Desde dos cinco anos de idade eu já sabia que queria ser médico, porque já na infância no Panamá comecei a admirar a habilidade desse profissional de curar as pessoas. E o que me fez decidir seguir na especialidade de dermatologia foi perceber que ter a pele saudável e bonita traz uma sensação de satisfação nas pessoas que vai muito além da aparência física porque está ligado também ao bem-estar emocional”, revela o cirurgião dermatologista.

O cirurgião dermatologista aproveitou ainda para esclarecer o mito que a aparência está ligada a uma “boa genética”. “Mudamos o nosso DNA todos os dias por meio das escolhas que fazemos. Você não pode ser fumante é esperar que a sua pele não sofra as consequências ligadas a nicotina”.

Também participou da plenária de abertura o Dr. Eduardo Krulig, especialista no tratamento de melasmas. O médico é pioneiro no desenvolvimento de fórmulas para o tratamento de manchas, sendo que em 1985 desenvolveu a Amelan, primeira solução para o tratamento de manchas hipercrômicas. Krulig apresentou procedimentos de peeling para o tratamento de melasmas e explicou que são muitos os fatores que podem ocasionar o problema.

“O surgimento de manchas podem ocorrer desde predisposição genética até mesmo gravidez. Altos índices de raios UV e hormônios também contribuem para o aparecimento de melasmas”, disse. O médico mostrou também a mais nova fórmula de tratamento, a New-melan, que tem 43 ativos e 27 modos de aplicação. A efetividade do produto é de 95% no melasma e 100% para rejuvenescimento.


Congresso ICAD Brazil 2019 traz 125 horas de conteúdo

A extensa grade de conteúdo do Congresso conta com palestras divididas nos macrotemas Health & Anti-Aging, Aesthetic, Clinical Dermatology e Gestão de Clínicas; além de workshops e procedimentos ao vivo.

Abrindo a temática de Aesthetic, a Dra. Patrícia Leite, cirurgiã plástica, mostrou dados estatísticos que comprovam a aptidão do Brasil para o mercado de estética. Segundo o IBGE, em 2017 o setor de estética cresceu 15,3% no país, contra um percentual de 2% do PIB, movimentando 70 bilhões de reais. O setor foi um dos últimos a sentir os efeitos da crise econômica.

“Uma pesquisa do ISAPS 2017 mostra que o Brasil é segundo colocado no mundo em números de cirurgias plásticas. Ao meu ver, somos o primeiro em arte. Participo de congressos internacionais e saio muito orgulhosa ao ver o trabalho do Brasil na construção estética do paciente”, disse Patrícia.

A médica falou ainda que em 1997 cerca de 73% dos procedimentos realizados eram cirúrgicos, e apenas 27% não cirúrgicos. Essa lógica se inverte quando ela mostra os dados de 2017, quando 14% dos procedimentos são cirúrgicos e um total de 86% não cirúrgicos. "Ou seja, a tendência é que o setor foque em processos mais rápidos, menos dolorosos, menos invasivos, mais seguros e pede uma maior compreensão do que é belo", diz.


Ultrassom microfocado para tratamento corporal? Entenda como e quando indicar

No auditório de Clinical Dermatology, a Dra. Carla Góes, cirurgiã especialista em dermatologia, falou sobre a técnica do ultrassom microfocado para melhorar a flacidez. O método pode ser usado tanto facial quanto corporal, porém tem melhor desempenho e custo-benefício quando realizado em áreas menores, especialmente na face. Quanto maior a prega de gordura menor a eficiência do método.

Além da firmeza da pele, a técnica tem como efeito secundário um afinamento na face. A médica lembra que é importante certificar-se que o paciente não tenha placas de metal na região a ser trabalhada. Devido ao sucesso dessa diminuição de gordura por meio do aparelho, fabricantes já estão produzindo equipamentos com foco ajustável para maximizar a redução de gordura na área afetada, especialmente na face.

No mesmo espaço de Clinical Dermatology, a Dra. Camile Figuera Hijaz falou sobre o uso de bioestimuladores como a Hidroxiapatita e o ácido poli lático, utilizados para corpo e face para suavizar flacidez e para rejuvenescimento. A Hidroxiapatita de cálcio aumenta a espessura dérmica em 50% em três meses, mantendo 91% desse efeito por 18 meses. Melhora a frouxidão e tem aplicação confortável. É indicada para regiões como pescoço, mãos, braços, pernas, joelhos, glúteos, abdômen e colo. O resultado tem duração de 18 a 24 meses dependendo da idade e do metabolismo do paciente.

Já o ácido poli lático é indicado em aplicações superficiais, melhorando a textura da pele e diminuição da flacidez. É um produto que está há mais tempo no mercado, o que impacta em maior segurança e credibilidade. É um ótimo produto para a região dos glúteos.

O auditório de Clinical Dermatology ainda recebeu a dra Melissa Antoun, ginecologista e nutróloga, que explicou a influência do funcionamento dos hormônios no ganho de peso. Alguns itens apresentados pela especialista podem explicar o aumento de gordura corporal na mulher, como: alimentação inadequada, resistência à insulina, tecido adiposo, resistência à lipitina, tireóide e cortisol.

Dra. Melissa explicou ainda que fatores como estresse, pílulas anticoncepcionais e menopausa geram descompensação hormonal em algumas mulheres e contribui para o aumento de peso. A médica mostrou exemplos de tratamentos feitos com diferentes tipos de suplementos por via oral, injetáveis e implantes hormonais.


Influência do sono na composição corporal, saúde e longevidade

Vivemos em uma era digital e isso certamente causa algum tipo de influência em nosso corpo e nossos hábitos. Aplicativos de entrega de comida, aplicativos de táxi á domicílio, escadas rolantes, televisores, smartphones estão nos tornando menos ativos. Essa foi a abordagem que o nutricionista e doutor em biotecnologia Daniel Coimbra trouxe para o ICAD 2019. O tema focado na higiene do sono foi debatido no auditório de Health and Anti-aging.

O nutricionista explicou que dos anos 1950 até os dias de hoje perdemos uma média de duas horas de sono, que ocasiona muitos problemas como envelhecimento precoce e aumento de peso. “Menos sono significa índices mais elevados de grelina, que estimula a fome. Estudos mostram também um aumento no consumo de carboidratos refinados ligados a menos horas de sono, o que é prejudicial para a saúde”, disse. O palestrante acrescentou ainda que o sono é muito importante para o aprendizado, a memória, a criatividade e para o humor.

Daniel encerrou dando algumas dicas para a higiene do sono. Práticas para serem feitas durante o dia: consumir cafeína pela manhã, tornar o ambiente claro logo que acordar (isso interrompe a produção de melatonina) e lavar o rosto assim que levantar da cama. Para a noite devemos: desligar aparelhos eletrônicos (smartphones, tablets, computador, TV, etc) e luzes até uma hora antes de dormir, não consumir cafeína em excesso, tornar o ambiente em clima agradável (entre 18 e 23 graus celsius), tentar estabelecer horário de rotina fixo (com uma variável de no máximo 30 minutos) e dormir pelo menos sete horas por dia.

 

Expositores esperam três dias de bons negócios

Na área de exposição do ICAD Brazil, mais de 70 marcas nacionais e internacionais trazem o que há de mais moderno em equipamentos, produtos, softwares para clínicas e consultórios, dermocosméticos, instrumentos cirúrgicos, substâncias injetáveis e vestuário.

A Body Health reservou com exclusividade para o ICAD Brazil o lançamento do Laser Crystal 3D, equipamento para depilação a laser, que é desenvolvido e fabricado pela empresa no Brasil. “O diferencial de mercado do novo Laser Crystal 3D é a mescla dos benefícios de três comprimentos de onda o que é ideal para todos os tipos de peles, incluindo as bronzeadas, e qualquer parte do corpo. O equipamento conta a tecnologia CryoCooling, um sistema de refrigeração que gera um efeito anestésico e protetor na epiderme, o que torna a depilação menos dolorosa”, afirma o CEO da Body Health, Egio Almeida.

Almeida, revela que o ICAD é um dos principais eventos do ano para Body Health em razão da visitação que traz o público-alvo esperado pela empresa. Quem também está na expectativa de bons negócios durante a feira é o diretor da Celebrim, Adriano Gebrim. “Já no primeiro dia observamos um ótimo fluxo de pessoas circulando nos corredores, então a expectativa é conseguir prospectar novos negócios nestes três dias”, disse Gebrim.

A Celebrim aproveita o evento para destacar o equipamento de tatuagem Cheyenne Thunder, indicado para micropigmentação paramédica, camuflagem (como de olheiras, por exemplo) e reconstrução de aréolas. A empresa inclusive preparou, neste primeiro dia de evento, em parceria com a Informa Markets, o 1º Meeting Latino Americano de Jett Plasma, para apresentar novos protocolos, indicações e demonstrações ao vivo do dispositivo de jato de plasma, que é um dos principais produtos da linha da empresa.


Os fios das estrelas


Os procedimentos de rejuvenescimento utilizando fios de sustentação estão em alta no mundo das celebridades. A empresa paulista i-Thread é distribuidora destes fios absorvíveis, que são importados da Coreia do Sul. A diretora científica da empresa, Clara Santos, explica que são três tipos de fios, os lisos e parafusos, indicados para a formação de colágeno para melhorar a aparência de rugas e linhas de expressão, e os fios espículas indicado para a tração e sustentação.

“Temos relatos de casos em que o efeito é imediato após a utilização dos fios. As pessoas estão buscando mais esse tipo de procedimento porque é menos invasivo, rápido e sem uma longa recuperação”, afirma a diretora científica da i-Thread.


Destaques do segundo dia

No segundo dia do ICAD Brazil, Feira e Congresso Internacional de Dermatologia Estética e Envelhecimento Saudável da América Latina, entre os destaques está a sala de demonstrações ao vivo que vai apresentar a técnica de rejuvenescimento das pálpebras com jato de plasma.

Outro destaque é um bloco dedicado ao AMWC Summit, com apresentações sobre as experiências internacionais do evento e palestras com médicos renomados da área. Além do Dr. Shino Bay Aguilera e Dr. Eduardo Krulig, que já estiveram na abertura da feira, haverá também um painel sobre Hidrolifting com o Dr. Juan Lopez, especialista em ginecologia e diretor da Sociedade Portuguesa de Estética e Medicina.

ICAD 2019 Brazil - Feira e Congresso Internacional de Dermatologia Estética e Envelhecimento Saudável da América Latina

Data: 22 a 24 de agosto de 2019.
Horário de Exposição: 5ª e 6ª feira, das 8 às 19 horas e sábado, das 8 às 14 horas.
Local/Endereço: Centro de Convenções Frei Caneca
R. Frei Caneca, 569 - Bela Vista - São Paulo - SP

Sobre o ICAD Brazil
Feira e Congresso Internacional de Dermatologia Estética e Envelhecimento Saudável da América Latina, o ICAD Brazil, faz parte do portfólio da área da saúde da Informa Markets que engloba grandes eventos ao redor do mundo como: ExpoMED, FIME, HIS, SBF, Arabic Health, AMWC, ECAAM, FACE, Vegas Cosmetic Surgery, CFA, MCALive, Visage entre outros, além de ser um dos eventos integrantes do circuito internacional de dermatologia estética, clínica cirúrgica e anti-envelhecimento, realizados pela divisão Euromedicom da Informa Markets em Mônaco, Rússia, França, Colômbia e Tailândia. O evento combina um Congresso Internacional e uma área de exposição com mais de 70 marcas de equipamentos, soluções e tecnologia para o setor.

Sobre a Informa Markets

A Informa Markets cria plataformas para indústrias e mercados especializados para fazer negócios, inovar e crescer. Nosso portfólio global é composto por mais de 550 eventos e marcas internacionais, sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como Saúde e Nutrição, Infraestrutura, Construção, Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia e Telecom, Metal Mecânico, entre outros. Oferecemos aos clientes e parceiros em todo o mundo oportunidades de networking, de viver experiências e de fazer negócios por meio de feiras e eventos presenciais, conteúdo digital especializado e soluções de inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano.

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