Contratação inadequada gera custos, impactos na qualidade e na imagem da clínica estética

A qualidade dos serviços e a maneira como os clientes veem a sua clínica são apenas alguns dos pontos impactados por uma contratação inadequada. Esse foi o tema da apresentação de Lais Martins, MedConsulting, no auditório de Gestão de Clínicas e Consultórios, no ICAD 2019.


“Contratar mal gera uma série de desvantagens para as clínicas estéticas”, comentou. “Esses problemas vão desde os custos com as trocas de folhas de pagamento até custos mais difíceis de medir, como um atendimento ruim, um serviço mal feito ou um paciente insatisfeito”, listou.


De acordo com a palestrante, um Recrutamento e Seleção correto é indispensável para o sucesso da clínica. “Investir nisso nada mais é do que investir no capital humano, que é o coração da sua empresa”, apontou. Encontrar as pessoas mais adequadas para preencher as vagas da sua clínica pode ser um desafio, mas é possível contar com o auxílio de consultorias personalizadas.
“Um recrutamento personalizado leva em conta a cultura, os valores e as características da sua clínica. Isso ajuda a garantir um processo mais tranquilo e uma contratação mais correta desde o início”, explicou.


Em sua palestra, a consultora reforçou que uma contratação incorreta pode desestruturar o trabalho de toda a equipe, ainda que antes ela esteja se saindo bem. “As trocas constantes nos funcionários podem gerar até mesmo uma percepção negativa do cliente, que a cada consulta é atendido por outra pessoa”.


Os principais erros de contratação, de acordo com a palestrante, são: contratar indicações (sem um processo de recrutamento adequado, a demissão pode se tornar uma tarefa muito exaustiva, principalmente quando envolver membros familiares); falta de integração (sem o acolhimento necessário, o novo funcionário não se sente parte da equipe, gerando insegurança, baixa autoestima e abandono de emprego); e falta de alinhamento de expectativas (é preciso deixar claro o que se espera do novo funcionário e compreender também o que ele espera da empresa).


“Tão importante quanto acolher seu paciente, é acolher seu novo colaborador. Proporcione a ele o sentimento de pertencimento”, finalizou.


A palestra foi parte do ciclo de apresentações sobre gestão clínica no ICAD 2019. Esses e outros temas voltados à medicina dermatológica e estética e ao envelhecimento saudável podem ser vistos ao vivo até 24 de agosto, em São Paulo. Acesse e confira todas as informações: www.icadbrazil.com.br

ICAD 2019 Brazil - Feira e Congresso Internacional de Dermatologia Estética e Envelhecimento Saudável da América Latina

Data: 22 a 24 de agosto de 2019.
Horário de Exposição: 5ª e 6ª feira, das 8 às 19 horas e sábado, das 8 às 14 horas.
Local/Endereço: Centro de Convenções Frei Caneca
R. Frei Caneca, 569 - Bela Vista - São Paulo - SP

Sobre o ICAD Brazil
Feira e Congresso Internacional de Dermatologia Estética e Envelhecimento Saudável da América Latina, o ICAD Brazil, faz parte do portfólio da área da saúde da Informa Markets que engloba grandes eventos ao redor do mundo como: ExpoMED, FIME, HIS, SBF, Arabic Health, AMWC, ECAAM, FACE, Vegas Cosmetic Surgery, CFA, MCALive, Visage entre outros, além de ser um dos eventos integrantes do circuito internacional de dermatologia estética, clínica cirúrgica e anti-envelhecimento, realizados pela divisão Euromedicom da Informa Markets em Mônaco, Rússia, França, Colômbia e Tailândia. O evento combina um Congresso Internacional e uma área de exposição com mais de 70 marcas de equipamentos, soluções e tecnologia para o setor.

Sobre a Informa Markets

A Informa Markets cria plataformas para indústrias e mercados especializados para fazer negócios, inovar e crescer. Nosso portfólio global é composto por mais de 550 eventos e marcas internacionais, sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como Saúde e Nutrição, Infraestrutura, Construção, Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia e Telecom, Metal Mecânico, entre outros. Oferecemos aos clientes e parceiros em todo o mundo oportunidades de networking, de viver experiências e de fazer negócios por meio de feiras e eventos presenciais, conteúdo digital especializado e soluções de inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano.

Redação ICAD Brazil

Para ter acesso a programação completa em suas mãos, baixe o app ICAD Brazil 2019, pesquisando na App Store ou Google Play.