Cenário econômico global exige atenção na gestão de clínicas

Abrindo a programação do auditório de Gestão para Clínicas e Consultórios, na área de exposições do ICAD 2019, Leandro Cardoso, CEO da MedConsulting trouxe informações importantes sobre o mindset do médico sobre sua carreira. “Nosso propósito é cuidar da carreira médica, do início ao final, considerando sua saúde financeira e o planejamento de sua aposentadoria”, comentou. De acordo com ele, é preciso trazer à tona o paletó por trás do jaleco – ou seja, o empreendedor por trás do médico.


Pensando nisso, a palestra de Rafael Gonçalves Cardoso, da Daycoval, trouxe insights sobre o cenário econômico global e local, que podem orientar a gestão de clínicas e consultórios. Para o profissional, esse é um momento em que o Brasil inicia sua retomada econômica, mas ainda precisa lidar com condições adversas dentro e fora de suas fronteiras.


“Estamos observando um cenário externo que aponta uma desaceleração muito forte globalmente, não apenas no Brasil”, comentou. “Isso significa que o Brasil não poderá contar com ajuda externa enquanto se recupera de sua própria crise. O mundo não vai nos ajudar a crescer”, completou.


Sobre o contexto doméstico, Cardoso foi categórico ao afirmar que é hora de apostar nas reformas. “Há um aumento insustentável de despesa pública, além do crescimento da dívida pública. Estamos na melhor fase do bônus demográfico e, ainda assim, o gasto previdenciário é enorme. É claramente uma distorção”, apontou. De acordo com pesquisa do Banco Central, a carga tributária é o principal problema para abrir negócios no Brasil. “Isso porque, além de altas, as taxas tributárias são complexas – estima-se que são 2 mil horas gastas ao ano para declarar impostos na empresa”, ilustrou


Para ele, apesar da execução das reformas para corrigir essas distorções, os próximos dois anos serão difíceis. Porém, é possível enxergar impactos positivos no horizonte. “Os efeitos serão observados no médio e no longo prazo. Daqui 5 ou 10 anos, observaremos um crescimento sustentável da economia brasileira, com inflação controlada e juros baixos”, defendeu. “Esperamos nessa fase um crescimento acima de 3%. Estamos criando as bases para que isso aconteça. Por isso, nosso conselho é de que o setor privado não deve arriscar agora, mas se planejar para um investimento maior em um futuro próximo”, completou. A palestra é parte do ICAD 2019, que acontece em São Paulo, até 24 de agosto.

O evento reúne médicos com CRM ativo para uma programação completa sobre dermatologia estética, clínica cirúrgica e envelhecimento saudável. Confira a programação completa e veja como visitar: https://www.icadbrazil.com.br

 

ICAD 2019 Brazil - Feira e Congresso Internacional de Dermatologia Estética e Envelhecimento Saudável da América Latina

Data: 22 a 24 de agosto de 2019.
Horário de Exposição: 5ª e 6ª feira, das 8 às 19 horas e sábado, das 8 às 14 horas.
Local/Endereço: Centro de Convenções Frei Caneca
R. Frei Caneca, 569 - Bela Vista - São Paulo - SP

Sobre o ICAD Brazil
Feira e Congresso Internacional de Dermatologia Estética e Envelhecimento Saudável da América Latina, o ICAD Brazil, faz parte do portfólio da área da saúde da Informa Markets que engloba grandes eventos ao redor do mundo como: ExpoMED, FIME, HIS, SBF, Arabic Health, AMWC, ECAAM, FACE, Vegas Cosmetic Surgery, CFA, MCALive, Visage entre outros, além de ser um dos eventos integrantes do circuito internacional de dermatologia estética, clínica cirúrgica e anti-envelhecimento, realizados pela divisão Euromedicom da Informa Markets em Mônaco, Rússia, França, Colômbia e Tailândia. O evento combina um Congresso Internacional e uma área de exposição com mais de 70 marcas de equipamentos, soluções e tecnologia para o setor.

Sobre a Informa Markets

A Informa Markets cria plataformas para indústrias e mercados especializados para fazer negócios, inovar e crescer. Nosso portfólio global é composto por mais de 550 eventos e marcas internacionais, sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como Saúde e Nutrição, Infraestrutura, Construção, Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia e Telecom, Metal Mecânico, entre outros. Oferecemos aos clientes e parceiros em todo o mundo oportunidades de networking, de viver experiências e de fazer negócios por meio de feiras e eventos presenciais, conteúdo digital especializado e soluções de inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano.

Redação ICAD Brazil

Para ter acesso a programação completa em suas mãos, baixe o app ICAD Brazil 2019, pesquisando na App Store ou Google Play.