Aplicação de toxina botulínica pode ser feita em pontos inusitados e exige diferenciação

O uso de toxina botulínica foi tema de um painel de vídeo-aulas e demonstrações no auditório Live Demo, no ICAD 2019. Dividindo técnicas e sugestões de aplicações, produtos e acessórios, os participantes da mesa trouxeram aos congressistas informações úteis para a prática médica com aplicações estéticas.


Abrindo a discussão, o Dr. Vitor Azulay, Dermatologista, demonstrou a aplicação de toxina botulínica no trapézio. “A região do trapézio é uma região não muito usual no nosso dia a dia. Ela costuma ser utilizada com mais frequência para dor crônica, neuralgia, dor muscular, etc. Mas agora, principalmente nos países asiáticos, vivemos uma onda de alongamento na região cervical”, comentou. “É o chamado ponto da noiva, que alonga a silhueta e define melhor a angulação dos ombros”, explicou aos presentes.


De acordo com o profissional, a primeira fase é avaliar a musculatura da paciente para definir a dose. “A ideia é melhorar a angulação entre o ombro e o pescoço. Pacientes mais fortes ou com muita musculatura costumam ter benefícios nesse procedimento, que é indicado para gerar um resultado mais feminino. Em tempos de harmonização fácil, por que não harmonização cervical?”, brincou.

O Dr. Azulay demonstrou em um procedimento ao vivo como fazer a marcação e as aplicações, que são intramusculares e feitas com a agulha em 90°. O resultado dura em média 6 meses, quando o paciente retorna para reaplicação. “Não é um procedimento muito pedido, mas pode ser sugerido à paciente, gerando bons resultados estéticos”, comentou.


Na segunda parte do painel, a Dra. Bherta Tamura, dermatologista, trouxe dicas para o dia a dia dos profissionais que aplicam toxinas botulínicas. “Com tantos profissionais aplicando esses produtos, temos que nos diferenciar a partir da qualidade do nosso trabalho”, defendeu. Indicando produtos e seringas especiais, com características únicas, a médica dividiu com os congressistas algumas dicas sobre suas técnicas e abordagens em consultório.


“O que nos diferencia é justamente o fato de sermos médicos. Isso nos dá um conhecimento maior sobre a musculatura e a anatomia da face, trazendo mais segurança ao procedimento e ao resultado”, afirmou.


As aulas e demonstrações ao vivo fizeram parte da programação científica do ICAD 2019. Esses e outros temas voltados à medicina dermatológica e estética e ao envelhecimento saudável podem ser vistos ao vivo até 24 de agosto, em São Paulo. Acesse e confira todas as informaçõeswww.icadbrazil.com.br

 

ICAD 2019 Brazil - Feira e Congresso Internacional de Dermatologia Estética e Envelhecimento Saudável da América Latina

Data: 22 a 24 de agosto de 2019.
Horário de Exposição: 5ª e 6ª feira, das 8 às 19 horas e sábado, das 8 às 14 horas.
Local/Endereço: Centro de Convenções Frei Caneca
R. Frei Caneca, 569 - Bela Vista - São Paulo - SP

Sobre o ICAD Brazil
Feira e Congresso Internacional de Dermatologia Estética e Envelhecimento Saudável da América Latina, o ICAD Brazil, faz parte do portfólio da área da saúde da Informa Markets que engloba grandes eventos ao redor do mundo como: ExpoMED, FIME, HIS, SBF, Arabic Health, AMWC, ECAAM, FACE, Vegas Cosmetic Surgery, CFA, MCALive, Visage entre outros, além de ser um dos eventos integrantes do circuito internacional de dermatologia estética, clínica cirúrgica e anti-envelhecimento, realizados pela divisão Euromedicom da Informa Markets em Mônaco, Rússia, França, Colômbia e Tailândia. O evento combina um Congresso Internacional e uma área de exposição com mais de 70 marcas de equipamentos, soluções e tecnologia para o setor.

Sobre a Informa Markets

A Informa Markets cria plataformas para indústrias e mercados especializados para fazer negócios, inovar e crescer. Nosso portfólio global é composto por mais de 550 eventos e marcas internacionais, sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como Saúde e Nutrição, Infraestrutura, Construção, Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia e Telecom, Metal Mecânico, entre outros. Oferecemos aos clientes e parceiros em todo o mundo oportunidades de networking, de viver experiências e de fazer negócios por meio de feiras e eventos presenciais, conteúdo digital especializado e soluções de inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano.

Redação ICAD Brazil

Para ter acesso a programação completa em suas mãos, baixe o app ICAD Brazil 2019, pesquisando na App Store ou Google Play.